terça-feira, 19 de novembro de 2013

19/11 - Dia mundial do vaso sanitário (sanita) não é uma piada....

A falta de saneamento afeta a higiene de meninos e meninas, como ocorre com esse esgoto a céu aberto em Madagascar. Foto: Lova Rabary-Rakontondravony/IPS

Nações Unidas, 19/11/2013 – A Organização das Nações Unidas (ONU) tem uma longa tradição de comemorar marcos políticos, como a abolição da escravatura, e de organizar intermináveis sessões sobre temas polémicos, como os testes nucleares. 
A agenda da ONU cobre uma ampla gama de tópicos políticos, sociais e económicos, com jornadas como Dia Mundial Contra o Cancro, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia Mundial dos Refugiados, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, Dia Mundial da População e Dia Mundial da Água.
No entanto, por alguma razão inexplicável, as Nações Unidas vinham deixando de lado um problema que atinge mais de 2,5 milhões de pessoas e que tem grande influência na saúde pública: a falta de saneamento adequado. Por isso, na sua Assembleia Geral, de 193 membros, adotou em julho uma resolução apresentada por Cingapura para declarar 19 de novembro Dia Mundial do Vaso Sanitário.
O nome é contagioso e engraçado”, reconhece a declaração de Cingapura, “mas serve para chamar a atenção do público para se concentrar nos desafios do saneamento e dos vasos sanitários, sanitas”. A resolução, copatrocinada por 121 países-membros da ONU, exorta no sentido de gerar maior atenção para a crise mundial de saneamento, com a comemoração deste dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário