Tx.Apoio/Acetatos

Blocos Temáticos

LÍNGUA PORTUGUESA

Guia: "Como consultar um dicionário" 

Casos de Leitura  - 01




MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE COMPRIMENTO

Converter 191 mm em metros

Antes de mais devemos ter em atenção a tabela dos múltiplos e submúltiplos do metro.

Vamos partir do mm (milímetro) para o metro(m). Quantas casas decimais existem do mm para o m? são 3 casas (cm, dm, cm)


- Portanto, vamos deslocar a vírgula três casas decimais para a esquerda do 191 (veja abaixo o tracinho, em cima do 191, indicando o sentido das três casas deslocadas). Onde está nossa vírgula no 191? Aqui: 191,0.
Agora vamos converter 0,00008 cm para m.

- Vamos partir do cm (centímetro) para o metro(m). Quantas casas decimais existem do cm para o m? são 2 casas (dm, m), vê:

Portanto, vamos deslocar a vírgula duas casas decimais para a esquerda do 0,00008, a partir da vírgula (vê abaixo o tracinho, em cima dos zeros, indicando o sentido das duas casas deslocadas). 

Agora vamos converter 45 dm em m.

Vamos partir do dm (decímetro) para o metro (m). Quantas casas decimais existem do dm para o m? Apenas 1 casa (o metro), vê:


Portanto, vamos deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda do 45 (vê abaixo o tracinho, em cima do 45, indicando o sentido da casa  deslocada). Onde está nossa vírgula no 45? Aqui: 45,0 
*******************************
LEITURA E ESCRITA DOS NÚMEROS INTEIROS


Ordens e classes dos números

Ler números nem sempre é fácil.
Ler um número pequeno não custa muito, mas ler um número formado por muito algarismos (como 64256397) pode ser uma tarefa bem difícil.

Assim, e para facilitar assumimos que:


Todos os números são escritos com recurso a dez algarismos (1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9 e 0)
Os algarismos que formam os números são lidos em grupos de três, formados da direita para a esquerda... assim: 64 256 397. Cada um destes grupinhos chama-se CLASSE.

Neste número (64256397) estão representadas as classes dos MILHÕES dos MILHARES e das UNIDADES.
Dentro de cada grupo de três algarismos (ou classe) o que está mais à direita diz-se "unidades" porque o seu valor é unitário, o seguinte diz-se "dezenas" porque um algarismo colocado nessa posição vale 10 vezes o seu valor inicial e o que fica mais à esquerda chama-se "centenas" porque um algarismo colocado nessa posição vale 100 vezes o seu valor inicial. Assim: 64 256 397. O lugar que cada algarismo ocupa chama-se ORDEM. Desta maneira o número 64 256 397 lê-se:
por ordens:
Seis dezenas de milhão, quatro unidades de milhão, duas centenas de milhar, cinco dezenas de milhar, seis unidades de milhar, três centenas, nove dezenas e sete unidades.
por classes:
Sessenta e quatro milhões, duzentos e cinquenta seis milhares, trezentos e noventa e sete unidades.
por extenso:
Sessenta e quatro milhões, duzentos e cinquenta seis mil, trezentos e noventa e sete. 


ESTUDO DO MEIO
4º ano

Aspetos Físicos do Meio




HISTÓRIA

História - os antepassados
História de Portugal - banda desenhada....
Dos primeiros povos à monarquia...
História de Portugal


Sismos


Os movimentos vibratórios ocorrem devido à propagação de ondas sísmicas.

A maioria dos sismos ocorrem devido à formação de crosta.

O local no interior da Terra onde o sismo ocorre denomina-se de hipocentro.

Os sismos que ocorrem no mar denominam-se de maremotos e, geralmente dão origem a tsunamis

Os aparelhos que detetam os sismos são os sismógrafos cujo registo é o sismograma.

A magnitude de um sismo corresponde à energia libertada no foco e avalia-se segundo e escala de Richter.
A intensidade corresponde ao grau de destruição de um sismo e avalia-se pela escala Mercalli modificada.




Existem diferentes atitudes que cada um de nós deve ter no caso de viver numa área potencialmente sísmica, ou numa situação de abalo sísmico.


Assim antes de um sismo devemos:


Conhecer a sismicidade da área em que se reside.


Aprender a desligar o gás, eletricidade e água para que não haja rebentamentos que provoquem mais destruição que o próprio terramoto;


Manter a casa o mais arrumada possível libertando os corredores e as passagens para eventuais saídas de emergência;


As crianças devem estar preparadas  para estes eventuais acidentes, ensinando-lhes o que fazer em caso de emergência e não os deixando sozinhos em casa;


Verificar a estrutura da casa para descobrir se as paredes, o telhado não necessitam de reparações para não ficarem muito destruídos em caso de terramoto;


Prender os móveis mais pesados ao chão para que não possam cair magoando pessoas ou danificando ainda mais outros móveis;


Colocar os objetos mais pesados ou quebráveis nas prateleiras de baixo para que não provoquem mais estragos ao caírem;


Colocar fechos nos armários para que não se possam abrir e espalhar o seu conteúdo ao serem agitados ou ao caírem.
Ter sempre em casa um estojo de prontos socorros, uma lanterna e água.
Elaborar um plano de emergência.
Combinar previamente um local de reunião( aberto, praça, jardim, …), para o caso de os familiares se encontrarem separados no momento do sismo.
Afixa em local bem visível os números de telefone dos serviços de emergência.


Durante um sismo devemos:


Procurar um ponto considerado triângulo da vida.
Afastar-se de janelas, estantes de livros, espelhos, plantas e outros objetos pesados que podem cair e magoá-lo; tenha cuidado com os azulejos ou pedaços de gesso que possam cair do teto ou paredes;
Se estiver ao ar livre, vá para um local aberto, afastado do oceano, que não tenha árvores, cabos de alta tensão, candeeiros, ou edifícios por perto;
Se estiver num passeio, proteja-se numa entrada de um prédio e tenha cuidado com tijolos, vidro, gesso ou outros destroços que possam cair dos edifícios;
Se estiver a conduzir, pare imediatamente o carro;



Se estiver em lojas ou locais públicos onde estejam muitas pessoas, não entre em pânico e não corra para a saída, afaste-se simplesmente das prateleiras e armários que possam conter objetos soltos;


Se estiver na cozinha, afaste-se dos eletrodomésticos maiores e dos armários que não estiverem devidamente presos e com fechos que evitem que os conteúdos saiam;


Se estiver num espetáculo desportivo ou cultural, mantenha-se no seu lugar mas sente-se no chão e proteja-se com os braços até o tremor de terra acabar e depois saia calmamente.


Não correr para as saídas e não utilizar elevadores.


Após um sismo devemos:



Não te precipites para as escadas ou saídas. Nunca utilizes elevadores..

 Utiliza lanternas a pilhas..

 Evita passar por locais onde existam fios elétricos soltos.).

Não circules pelas ruas para observar o que aconteceu. Liberta-as para as viaturas de socorro.

 Esteja preparado para as réplicas, escolhendo um bom local para se abrigar de preferência ao ar livre;

 Verifique se tem alguma ferida e procure ajudar as pessoas que estiverem ao pé de si, utilizando estojos de primeiros socorros;

 Mantenha a calma e procure acalmar as pessoas que estiverem junto de si, dado que o estado psicológico é muito importante para ultrapassar este tipo de crises;

 Tenha cuidado quando se deslocar, quer para sair de casa, quer para se dirigir a algum local de atendimento ou auxílio evitando os destroços e os vidros quebrados que podem provocar ferimentos graves, agasalhe-se bem e saia com calma;

 Afaste-se de edifícios que tenham ficado muito danificados pois poderão desmoronar facilmente;

 Antes de sair de casa, se estiver em condições e se a destruição não for muito grave, verifique o estado dos seus eletrodomésticos e das botijas de gás, para não deixar para trás riscos de incêndio – se detetar pequenos focos tente apagá-los imediatamente;

 Verifique se ainda tem eletricidade, gás ou água e no caso de algum destes serviços não funcionar, desligue-o imediatamente para evitar acidentes;

 Se verificar que há saída de gás, tenha cuidado para não utilizar isqueiros, fósforos ou interruptores – abra as janelas, saia de casa e peça ajuda;

 Procure contactar com familiares para saber como passaram o terramoto e para os assegurar de que está bem – se tiver dificuldades em estabelecer ligações telefónicas regionais, ligue para um familiar ou amigo que viva mais longe e que poderá transmitir o recado aos seus familiares mais próximos;

Ligue o rádio ou a televisão para saber exatamente os estragos provocados pelo tremor de terra em locais mais afastados e para ouvir os conselhos das autoridades;

 Se puder solte os animais domésticos e não se preocupe pois eles deverão tratar de si próprios;

 Afaste-se das praias e das margens baixas dos rios porque os terramotos algumas vezes dão origem a ondas gigantes que podem ser muito destruidoras;

 Mantenha-se em locais seguros, e ajude as equipas de socorro se tiver conhecimentos para isso, mas não se limite a passear pelas ruas e a observar pois isso poderá dificultar o salvamento das vítimas.

 


3ºano

A SUA NATURALIDADE E NACIONALIDADE
SÍMBOLOS NACIONAIS
Aparelho digestivo 3º ano

 
- As Plantas 01
- As Plantas -esquema 
- Os animais - esquema
. Os animais- vertebrados e invertebrados 
. Seres vivos - deslocação 
- Seres vivos-cadeias alimentares 
- Solos ... Relevo 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário