TPC/F.Trab.

  Fevereiro 2014

 MATEMÁTICA

Problemas 

(As situações podem ter ou não solução)

Atividade 1: 

Constrói um retângulo utilizando os dois triângulos a seguir.




Atividade 2:

Nomeie as figuras geométricas planas, compare os pares de figuras geométricas e escreva as semelhanças e as diferenças geométricas que há entre elas.

 


Nome das figuras planas: _____________________________________________________

Semelhanças: ______________________________________________________________
Diferenças: _______________________________________________________________

 



Nome das figuras planas: ____________________________________________________
Semelhanças: _____________________________________________________________
Diferenças: _______________________________________________________________

 

 

 

 



Nome das figuras planas: _________________________________________________

Semelhanças: __________________________________________________________

Diferenças: _____________________________________________________________

 

 

 


Nome das figuras planas: _________________________________________________
Semelhanças: __________________________________________________________
Diferenças: _____________________________________________________________

Atividade 3:

João, Marcelo e Fábio desenharam cada um uma figura geométrica plana diferente (quadrado, retângulo e triângulo) e pintaram as figuras de cores diferentes também (amarela, azul e verde).
·         Marcelo fez uma figura com os quatro lados de mesma medida.
·         O outro quadrilátero desenhado foi pintado de amarelo por Fábio.
·         João pintou a figura desenhada por ele, de verde.
Desenhe e pinte a figura geométrica feita por:
              João                                     Marcelo                                      Fábio







 



 



 

 

Atividade 4:








 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A

 




Atividade 5:





 

 

Geometria-linhas....

 

 Geometria - Ângulos

 

- FRAÇÕES

1.Observa que, na figura abaixo, o círculo representa a unidade:



a) Qual é a fração que a parte colorida da figura representa?

b) Qual é o numerador da fração?

c) Qual é o denominador da fração?

d) Compara o numerador da fração com o denominador. Qual é o menor?

2. Classifica as seguintes frações como próprias, impróprias ou aparentes:


3.Constrói uma  tabela, separando as frações abaixo em próprias, impróprias ou aparentes

4. Observa a figura:


a) Em quantas partes iguais o retângulo
foi dividido?
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?

5. Observa as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:

 6. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
 

Qual alternativa representa a soma destas frações?
a) 5/8
b) 7/8
c) 9/8
d) 8/7

 7. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro.
Qual é a alternativa que representa a diferença destas frações indicada na
figura?
a) 1/2
b) 3/4
c) 1/4
d) 4/4




8. Qual é a dízima periódica representada pela fração 10/3?

a) 0,333...
b) 1,111...
c) 3,0303...
d) 3,333...


9. Escrever a fração 5/3 na forma de um número decimal.

a) 1,666...
b) 1,6060...
c) 1,0606...
d) 2,1010...

10. Numa fração, o numerador é 5 e o denominador é 6.

a) Em quantas partes o todo foi dividido?
b) Quantas partes do todo foram consideradas?

11. Desenhe dois retângulos de mesmo tamanho. Pinta 1/3 de um deles e 1/4 do outro. Qual a maior fração: 1/3 ou 1/4?

12. Encontra o resultado dos cálculos abaixo:
 13. Assinala a alternativa com a resposta da adição 4/7+2/7:

a) 5/7
b) 6/14
c) 7/6
d) 6/7 

14. Qual das alternativas representa a subtração 8/9-6/9?

a) -2/9
b) 2/9
c) 14/9
d) 1/4 

15.  Efetua as adições:


a) 3/6 + 2/6 =
b) 13/7 + 1/7 =
c) 2/7+ 1/7 =
d) 4/10 + 3/10 =
e) 5/6 + 1/6 =
f) 8/6 + 6/6 =
g) 3/5 + 1/5 =

 16.Efetua as subtrações:


a) 7/9 – 5/9 =
b) 9/5 -2/5 =
c) 2/3 – 1/3 =
d) 8/3 – 2/3 =
e) 5/6 – 1/6 =
f) 5/5 – 2/5 =
g) 5/7 – 2/7 =

17. Efetua as multiplicações:


a) 1/2 x 8/8 =
b) 4/7 x 2/5 =
c) 5/3 x 2/7 =
d) 3/7 x 1/5 =
e) 1/8 x 1/9 =
f) 7/5 x 2/3 =
g) 3/5 x ½ =

18. Efetua as divisões:


a) 7/8 : 4/7 =
b) 18/4 : 6/5 =
c) 25/4 : 2/5 =
d) 1/2 : 3/4 =
e) 9/7 : 8/3 =
f) 2/5 : 3/2 =
g) 17/4 : 46/13 =

19. Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?


a) 65/10
b) 65/100
c) 65/1000
d) 65/10000


20. Copia para o caderno e completa de modo a obteres frações equivalentes.






21. Completa de modo a obteres frações equivalentes


 

22.Assinala, com um círculo, as frações equivalentes a:

 

23. Assinala, com um X, os pares de frações que são equivalentes

 

 

 23. Decompõe as frações:

7/4=

11/5=

24. Multiplica as frações por um número natural:

3x 2/5=

5x 1/5=

25. Divide as frações por um número natural:

 3/5 : 2=

1/2 : 5=

 PORTUGUÊS

 A Princesa e a Ervilha



 Compreensão


Exercício1


a)- Quais as personagens da história?

b)- Transcreve as frases que descrevem a violência da tempestade.

c)- A princesa não dormiu bem. Porquê?

d)- Completa a frase de acordo com a história: A ________________ pegou em vinte ____________ e em _________ ______________________.


Exercício 2


1- Que estratégia utilizou a rainha para verificar se a princesa era genuína?


2- Por que razão o príncipe ainda não tinha encontrado uma princesa verdadeira?


Exercício 3


- Assinala com X o espaço onde se passa a ação:


__ Quinta __ Castelo

__ Bosque __ Prédio


Exercíco 4


- Ordena os acontecimentos de acordo com a história.


__ Num dia de tempestade, a princesa apareceu toda encharcada.

__ O príncipe casou com a princesa.

__ A princesa acordou com manchas no corpo.

__ Ele viajou pelo mundo à descoberta de uma princesa.

__ A rainha colocou uma ervilha na cama da princesa.



Ex. 4 – Análise crítica


a)- Qual a estratégia que utilizavas para descobrir se a princesa era genuína?

b)- Assinala o provérbio que se adequa melhor à história. Explica a tua opção.


__ “Grão a grão enche a galinha o papo”.

__ “Quem tudo quer tudo perde”.

__ “As aparências enganam”.

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GRAMÁTICA

FICHA DE TRABALHO - ADJECTIVOS 01

 

Manhã apressada


A minha mãe acordou tarde e acordou tardíssimo o meu pai que se ia esquecendo de me acordar.
É sexta-feira e a manhã começa do avesso. Choveu durante toda a noite e cá em casa temos cara de tempestade. Só o Buffalo Bill e a avó Luísa se mantêm muito descansados a dormir alegremente.
(...)
Saímos. Vou faltar à primeira hora, bolas! Primeiro deixámos a minha mãe no emprego, depois uma volta enorme até descobrir num descampado a cara desmaiada da "Careca"...
(...)
Atravessei o lodo e recolhi-me debaixo de um tapume. Contornei o Pavilhão 2 e pus-me à escuta. Havia um som estranho, mais estranho que a água a suicidar-se vinda do céu. Alguém chorava. Era um som inconfundível.
Alexandre Honrado, "Uma Chuvada na Careca" (adaptado)
Ambar, Porto, 2ª edição, Agosto de 2000
Após teres lido, com atenção, o texto anterior, responda aos seguintes exercícios:
A) Para cada exercício apenas uma resposta é a correcta. Descobre qual.

1."Só o Buffalo Bill e a avó Luísa se mantém muito descansados..."

A.        ?    superlativo absoluto analítico
B.         ?    superlativo absoluto sintético
C.         ?    comparativo de superioridade

2."...depois uma volta enorme..."

A.        ?    superlativo absoluto analítico
B.         ?    superlativo absoluto sintético
C.         ?    normal

3."...um som estranho, mais estranho que a água..."

A.        ?    superlativo absoluto sintético
B.         ?    comparativo de superioridade
C.         ?    superlativo relativo de superioridade


4. Foi a manhã mais complicada daquela semana.
A.        ?    superlativo absoluto analítico

B.         ?    superlativo relativo de superioridade

C.         ?    comparativo relativo de igualdade
5. A mãe chegou ao emprego menos atrasada que os outros.
a.         ?    superlativo relativo de inferioridade
b.         ?    superlativo absoluto analítico
c.         ?    comparativo de inferioridade

6. Não havia uma manhã tão chuvosa como aquela há muito tempo.

a.         ?    superlativo absoluto analítico
b.         ?    comparativo de superioridade
c.         ?    comparativo de igualdade

7. «... a cara desmaiada da "Careca"...»

a.         ?    superlativo absoluto sintético

b.         ?    comparativo de igualdade

c.         ?    normal
_______________________________”____________________________________________
B)
1.   Diz, por palavras suas, o que entendes por adjectivo?
2.     Como já estudaste os graus dos adjectivos, vais agora responder a algumas perguntas.
Identifica o grau em que se encontram os adjectivos nas frases:
a)  Este lápis é tão grosso como aquele.
 b) Aquela casa é muito bonita.
 c)  A Ana Margarida é a menos preguiçosa.
 d) O Estojo é grande.
  e)  A Carina é mais calma do que a Susana.
 3.   Escreve uma frase em que apliques um adjectivo no grau indicado:
a)  Grau comparativo de inferioridade:
 b) Grau superlativo absoluto sintético:
 c)  Grau absoluto analítico:
 d) Grau superlativo relativo de superioridade:
4.   Assinala com uma cruz  (x) a resposta certa:
4.1-  O João é o mais falador da turma.
 Grau comparativo de superioridade         
 Grau superlativo relativo de superioridade
 Grau superlativo absoluto analítico
            
4.2-  Aquela aluna é aplicadíssima.
  Grau superlativo relativo de superioridade 
  Grau superlativo absoluto analítico               
  Grau superlativo absoluto sintético
                
    4.3- Esta música é menos bonita do que, a que ouvimos ontem. 
 Grau comparativo de inferioridade                 
                   Grau superlativo relativo de inferioridade      

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FICHA DE TRABALHO-ADJETIVOS 02

1. Considera a frase:   A caixinha foi esperta   .

a) Classifica gramaticalmente cada uma das palavras.
A - _________________________________________________
caixinha - ____________________________________________
foi - _________________________________________________
esperta - ______________________________________________

b)Escreve a mesma frase, colocando o adjectivo no grau superlativo absoluto sintético.
__________________________________________________________________
c)Escreve a mesma frase, colocando o adjectivo no grau superlativo relativo de superioridade.
________________________________________________________________
2. Sublinha os adjectivos que encontrares em cada frase.
a)     As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte.
b)    O mar revolto assusta.
c)     As misteriosas sombras provocaram medo.
d)     Ele era um mentiroso.
e)     Estas bonitas violetas cresceram no meu jardim.
f)     As estrelas cintilantes embelezam o céu.
g)     A luz clara e suave da lua ilumina as noites.
h)     As noites escuras e chuvosas tornam a cidade deserta.
i)       Pessoas apressadas correm para a estação.
j)      As águas tranquilas do mar convidam a um bom banho.

3. Escreve o plural das frases.
a)     Este exercício é útil, mas perigoso.
______________________________________________________________
b)    Este rapaz é capaz de enfrentar qualquer dificuldade.
______________________________________________________________
c)     Esta menina é muito faladora e distraída.
______________________________________________________________
4. Completa as frases, colocando o adjectivo     rápido    no grau indicado.
a)O avião é ______________________. (Grau normal)
b)O cavalo é ___________________ o caracol. (grau comparativo de superioridade)
c)A égua é _____________________ o cavalo. (grau comparativo de igualdade)
d)O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético)
e)O avião é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade)
f)O caracol _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade)


5. Completa o seguinte quadro.



GRAUS
Normal
Superlativo absoluto sintético
Superlativo absoluto analítico


muito larga
triste


linda



pequeníssima

estranho


grande




muito bonita




6. Completa o texto com os adjectivos que considerares mais adequados.


Eu vivia naquela quinta. Era uma quinta com muros muito ___________, com um tanque _____________, onde viviam peixes _______________.


Eu fugia da quinta para ler o meu livro de aventuras. Ao meu lado sentava-se o meu cão “Top”. Ele era _____________, _______________ e _________________. Adorava roer tudo o que encontrava. Tinha olhos ______________ e o seu pêlo era muito _____________.



7. Escreve quatro frases, utilizando em cada uma delas pelo menos dois dos seguintes adjectivos:

bom perigoso comilão zangado
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. Considera a frase: “O charco estava sujo”

a) Classifique gramaticalmente cada uma das palavras:

O - _________________________________________

charco - _____________________________________

estava - ______________________________________

sujo - _______________________________________

b) Invente uma nova frase, colocando o adjectivo no grau:

Comparativo de inferioridade: ___________________________________
   
· Superlativo relativo de superioridade:______________________________

. Superlativo absoluto sintético___________________________________

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Graus dos adjectivos - exercício1


Completa os espaços com os adjectivos do rectângulo.

admirado azul belo brancas branco cansadas desajeitado desengonçadas finas grandes leves lindo liso longas macias negras preguiçosas rugosa velhas verde


No grande mar ____________, junto às _______________rochas roídas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo _____________. Gastava o dia a trepar pelas muralhas de pedra, em correrias ______________. De tão _______________, todos troçavam dele.
Voavam as ___________________gaivotas no ar e no seu voo ____________, pareciam ________________bailarinas ______________de dançar. Às vezes pousavam nas rochas ________________; o pequeno caranguejo ficava a olhá-las, enquanto penteavam as ____________penas ___________brancas, com a vaidade de quem se sente _______________e ______________. As penas ____________caíam sobre as pedras, mas mesmo essas eram ainda tão ____________e ____________que o caranguejo verde, de casca dura, ________________sonhava ter um vestido assim _________________, leve, ______________como uma espuma, um vestido que o fizesse voar.
Luísa Ducla Soares, "O Caranguejo Verde"
in Histórias de Bichos - Livros Horizonte, 1981





TPC - 16-04-2013

TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE COMPRIMENTO/ CONVERSÕES

(Copia para o teu caderno de casa e resolve)

Faz  a conversão de:
a)  8,4 m em mm -  ___________________________________
b)  25 m em cm -  ____________________________________
c) 45 mm em cm -  ___________________________________
d) 7,9 cm em mm - ___________________________________
e) 560 cm em mm -  __________________________________
f) 5.685 m em cm - ___________________________________
g) 940 cm em m - ____________________________________
h) 5,23 m em cm - ____________________________________
i) 250 cm em mm - ___________________________________
j) 1,80 m em cm - ____________________________________
l) 2,45 cm em m - ____________________________________
m) 3,33 cm em mm - _________________________________
n) 3.175 mm = .......................cm = ...........................m
o) 48,9 cm = ..........................m = ..............................mm
p) 320 mm = ..........................m = ..............................cm
q) 1.137 cm = .......................mm = ............................m
r) 4.243 mm = ......................m = ..............................cm
s) 78,2 cm = ..........................m = ..............................mm
t) 27,5 cm = ..........................m = ..............................mm
u) 3,45 m = ...........................cm = .............................m
v) 1.195 m = .........................mm = ............................cm
x) 0,335 m = .........................cm = .............................mm    
y) 300 cm = .........................mm = ............................m

w) 8,32 m = ...........................cm = .............................mm
z) 2.854 m = .........................mm = ............................cm
za) 0,982 m = .........................cm = .............................mm
zb) 250 cm = .........................mm = ............................m
zc) 9.335 mm = .......................cm = .............................m

zd) 28,6 cm = ..........................m = ..............................mm

ze) 270 mm = ..........................m = ..............................cm

zf) 3.655 cm = .......................mm = ............................m

zg) 2.335 mm = ......................m = .............................cm

TPC - férias de Páscoa

Livro de Português:  

- estudar textos das pág. 134 e 136

- Livro de Fichas de Português: Ficha nº 40 e 41 

 

 

 

Matemática:

Leitura por ordens,  por classes e por extenso dos números: 

- 354239

- 249068

- 234,58  

Efetua:

 9865 x 49=

856 : 9 =

456 + 38,6 + 0,01=

986,501 - 653, 420 =

  

 

 

 

TPC de Férias de Natal

 Português: 
Ler, fazer cópia e respetivas fichas dos textos das páginas 64 e 66.
Livros necessários:Manual de Português e Livro de Fichas. 

 

Matemática: 

Exercícios 7,8,9 e 10 do Livro de Fichas.

Livros necessários: Livro de Fichas de Matemática




Estudo do Meio:

Estudar os conteúdos dados, sobretudo aqueles em que tiveram mais dificuldades.

Livros necessários: Manual de Estudo do Meio






Marcados em 18/10/212 para 19/10/2012

1- Estudar o sistema respiratório;
2- Estudar, na gramática, a divisão silábica, sílaba tónica e átona e respetiva classificação (quanto ao número de sílabas e quanto à posição da sílaba tónica);
3- Fazer e estudar as tabuadas do 3 ao 6.

 Marcados em 19/10/212 para 22/10/2012

- Estudar o sistema circulatório.
- Matemática (manual): exercícios da pag. 26 e 27.
- Estudar conteúdos gramaticais dados (gramática).

 Marcados em 22/10/212 para 23/10/2012

- Estudar o sistema circulatório.
- Estudar conteúdos gramaticais estudados.
- Estudar e fazer os exercícios da pág. 56 a 63 (gramática).
- Tabuadas do 6 ao 9.

Marcados em 23/10/212 para 24/10/2012

- Matemática: pág. 30
- Estudo do Meio - estudar sistema circulatório (p/a ficha de avaliação)
- Gramática: pág. 32 e 33

Marcados em 24/10/212 para 25/10/2012

- Estudar o sistema circulatório.
- Estudar os conteúdos gramaticais dados.(Ficha de avaliação de L.P.-25-10)

Marcados em 25/10/212 para 26/10/2012

- Estudar o sistema circulatório.
- Estudar conteúdos gramaticais - sinónimos e antónimos.

Marcados em 26/10/212 para 29/10/2012

- Estudar o sistema urinário
- Tabuadas  -2 ao 9
- Ficha do manual de matemática pág- 33

 Marcados em 29/10/212 para 30/10/2012

- Estudar o sistema urinário e o sistema reprodutor
- Estudar as tabuadas
- Fazer a leitura de números marcados no quadro

 Marcados em 30/10/212 para 31/10/2012

-Estudar o sistema reprodutor.
-Estudar as tabuadas

  Marcados em 31/10/212 para  0211/2012

- Estudar sistema reprodutor (Ficha de avaliação formativa dia 2/10/2012)

Marcados em 31/10/212 para  02/11/2012

-Exercícios no caderno (cinzento) auxiliar de Matemática.

Marcados em 02/11/2012 para 05/11/2012
- Exercícios no livro de Estudo do Meio e caderno de fichas.

Marcados em 05/11/2012 para 06/12/2012
- Estudar no Livro E.Meio: sentimentos e emoções; situações agradáveis e desagradáveis.

MARCADOS EM 07/11/2012 PARA 08/11/2012


Estudar conteúdos de Estudo do Meio e realizar exercícios no manuel e caderno de fichas.

CONTEÚDOS PARA FICHA FORMATIVA DE MATEMÁTICA(09-11-2012):


Leitura de números por ordens e por classes e por extenso;

Identificação de centenas de milhar, dezenas de milhar, unidades de milhar….. existentes num determinado número;

Escrita de números segundo regras pré-estabelecidas;

Composição e decomposição de números;

Escrita de números por ordem crescente e decrescente;

Sequências e regularidades numéricas e/ou de imagens;

Operações: multiplicações por um algarismo; adições e subtracções.

Resolução de situações problemáticas;








Figuras geométricas; linhas paralelas e perpendiculares; sólidos geométricos: características e propriedades



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