terça-feira, 19 de novembro de 2013

19-11 - Dia Internacional do Xadrez


Dezanove de novembro é o Dia Internacional do Xadrez, comemorado nesta data devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo.
A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Ela é tanto atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.
Mas há quem também atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egipto).
Entretanto,  essa pintura, que data aproximadamente 3.000 anos antes da era cristã, parece representar duas pessoas a jogar  xadrez.
Entretanto, considerado  desporto desde 18 de Agosto de 1996,  reconhecido pelo COI – Comitê Olímpico Internacional (COI), com a sua Olimpíada específica, que acontece a cada 2 anos, envolvendo mais de 100 países.
Segundo estudiosos,  além de melhorar o desempenho do cérebro, jogar xadrez é também uma forma de desenvolver a criatividade.
Vários países souberam demonstrar seu apreço pelo Xadrez, como é o da Rússia, país que institucionalizou o xadrez como prática escolar e intelectual.
Em Cuba,  o xadrez, como em alguns países do leste europeu , é um dos principais programas educativos da máquina estatal e um dos desportos mais praticados.

Sem comentários:

Enviar um comentário