sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Semana da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de Dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
A Biblioteca do Centro Escolar da Sé está a comemorar a semana da "Pessoa com Deficiência", dinamizando várias atividades.
A turma SE5 participou hoje, dia 30 de novembro, nas atividades assistindo e participando na dramatização da história "Orelhas de Borboleta" de Luisa Aguillar.

Relembra a história, visionando o vídeo.
  Esta magnífica obra  da autora Luisa Aguilar, ilustrada por André Neves e traduzida por Elisabete Ramos, dirige-se especialmente aos que são apontados pelos outros. A "(...) mensagem que este conto transmite  é que convertam em positivo tudo aquilo que para outros é motivo de gozo, pois devem valorizar-se as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos." 
      "Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto, transportando o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para Mara é uma vantagem de que os outros carecem."

Sem comentários:

Enviar um comentário