sexta-feira, 31 de maio de 2013

1 de junho - Dia Mundial da Criança

O Serviço Educativo do CACGM assinala o Dia Mundial da Criança (1 de junho) com uma oficina de prática artística centrada na produção de livros pop-up ou articulados, complementada ainda com um conjunto de outras actividades muito divertidas.
 
Horário: 14h00 – 18h00


Público-alvo: Crianças dos 4 aos 12 anos

Acesso: Inscrição prévia - 2€

Participantes: até 25 crianças

Contacto: 273 302 410 /
centro.arte@cm-braganca.pt

CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA GRAÇA MORAIS
Rua Abílio Beça, 105
5300 – 011 Bragança
Tel: (351) 273 302 410
centro.arte@cm-braganca.pt
http://centroartegracamorais.cm-braganca.pt

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Avaliação Sumativa Anual

Conforme é do conhecimento dos srs. encarregados de educação e dos alunos, a avaliação sumativa anual terá lugar nos próximos dias 28,29 e 30 de maio a todas as áreas curriculares.
Os conteúdos serão:
-Português (dia 28): todos os conteúdos abordados desde o início do ano.

Estudo do Meio (dia 29):  todos os conteúdos abordados desde o início do ano.

Matemática (dia 30): todos os conteúdos abordados desde o início do ano.

Expressão Plástica (dia 31)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

 
 
Está patente ao público no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, em Bragança, a exposição "Insetos em Ordem" , uma iniciativa da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência, de divulgação científica sobre a diversidade de insectos no nosso país.
 
A SE5 visitou hoje a referida exposição, tendo tido a oportunidade de aprender e conhcer,  sob a forma de um grande jogo didático e interativo da biodiversidade, 16 ordens diferentes de insetos. 
Os alunos, através de um jogo-de-pista, identificando insetos, aprendem  sobre a sua diversidade na fauna europeia, "vestindo a pele" de biólogos por uma hora.
 
Dado que a exposição estará patente até ao dia 29 de junho, poderá ser uma forma de ocuparem algum tempo de lazer em família.
 
* Brevemente serão colocadas fotografias da visita.
 

GALA DAS AEC 2013....


No próximo dia 12 de junho realizar-se-á a Gala das AEC, no Pavilhão Desportivo Municipal de Bragança.
Os alunos, que voluntariamente vão participar, deverão estar no local às 20h 30m.

* Já estão disponíveis fotos do evento

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia Internacional da Família....



Dia Internacional da Família é celebrado desde 1994.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família.


Esta celebração vem destacar:
- A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação das crianças;
- Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
- Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e as suas responsabilidades;
- Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.


A família é pois o primeiro contato da criança, na qual se começa a relacionar com outras pessoas, onde  deve aprender regras de  comportamento e  a  respeitar ao seu próximo. É na família que a criança  deve encontrar amor, carinho e proteção, embora saibamos que nem sempre isso acontece.

Nos tempos atuais os modelos familiares mudaram muito, existem famílias de pais divorciados, famílias de pais solteiros, famílias onde os avós tomam conta dos netos, enfim, uma grande variedade. Tais diferenças não impedem que as pessoas sejam felizes e que se tratem com respeito, consideração, amor, carinho e atenção, valores que mantém os laços de afetividade bem definidos dentro do grupo.

É importante que cada um viva sem se preocupar com a estrutura familiar das outras pessoas, nem com a estrutura económica, ou seja  cada um deve viver com aquilo que tem, do modo que pode e consegue.

As pessoas devem sempre procurar manter uma relação de amizade e respeito com todos os elementos da sua família, confraternizarem,  conversarem e divertirem-se de forma agradável. Visitar a casa dos avós, bisavós, tios e primos também é uma forma saudável de convivência familiar, pois torna as pessoas mais unidas, mais amigas umas das outras.

Comemoração do Dia Internacional da Família no Centro Escolar


O Centro Escolar da Sé, em obediência ao P.A.A., comemorou o Dia da Família, promovendo algumas atividades abertas a toda a comunidade escolar, em horário pós letivo.

O evento iniciou-se com a atuação de um grupo de alunos que interpretou algumas canções em  Gaita de foles.
Seguidamente, alguns alunos leram uma carta aos pais sob a foma de mensagens.
Também o Presidente do Conselho Geral do agrupamento proferiu uma  palestra sobre a família, em que realçou a importância da família na formação integral da criança.
Finalmente o evento encerrou-se com a atuação do grupo coral do Centro Escolar da Sé.
* Já está  publicado o album de fotos no menu respetivo. 

domingo, 5 de maio de 2013