Prova de Matemática do 4.º ano «extensa, com um grau de complexidade considerável»
Considerou a Associação de Professores de Matemática
Por:
tvi24
/ AM
| 2014-05-21 20:22
Associação de Professores de Matemática (APM) classificou esta quarta-feira a prova da disciplina, para os alunos do 4.º ano, «extensa, com um grau de complexidade considerável» e com um «significativo número» de questões a implicar raciocínio indireto.
Em comunicado, a APM começa por frisar que mantém uma posição contrária à realização de exames no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico, por os considerar desajustados a uma correta avaliação das aprendizagens dos alunos.
«Consideramos que esta prova, estando globalmente de acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico em vigor para estes alunos, apresenta um significativo número de questões cuja resolução exige vários cálculos e raciocínio não diretos, tornando a prova extensa e com um grau de complexidade considerável», defende a APM, no documento, a propósito da prova realizada esta quarta-feira pelos alunos do 4.º ano.
Os professores criticam ainda «o excessivo peso dado ao cálculo», assim como a dificuldade de interpretação do enunciado, «pouco adequado a alunos desta faixa etária», uma vez que se recorre a «uma formalidade de linguagem que, com estes alunos, em regra, não é utilizada».
Prova - Caderno 1
- Caderno 2
Em comunicado, a APM começa por frisar que mantém uma posição contrária à realização de exames no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico, por os considerar desajustados a uma correta avaliação das aprendizagens dos alunos.
«Consideramos que esta prova, estando globalmente de acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico em vigor para estes alunos, apresenta um significativo número de questões cuja resolução exige vários cálculos e raciocínio não diretos, tornando a prova extensa e com um grau de complexidade considerável», defende a APM, no documento, a propósito da prova realizada esta quarta-feira pelos alunos do 4.º ano.
Os professores criticam ainda «o excessivo peso dado ao cálculo», assim como a dificuldade de interpretação do enunciado, «pouco adequado a alunos desta faixa etária», uma vez que se recorre a «uma formalidade de linguagem que, com estes alunos, em regra, não é utilizada».
Prova - Caderno 1
- Caderno 2
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