sábado, 24 de maio de 2014

Aniversários de maio

Luís Lopes  -  24 de maio




Que todos os teus sonhos sejam realizados e todos os teus desejos alcançados.
AnjosdoOrkut - Recados Online


Prof. Cavaleiro/Prof. Silvina
SE8

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Associação de Professores de Matemática comentou Prova....

Prova de Matemática do 4.º ano «extensa, com um grau de complexidade considerável»

 Considerou a Associação de Professores de Matemática

Por: tvi24 / AM    |   2014-05-21 20:22
Associação de Professores de Matemática (APM) classificou esta quarta-feira a prova da disciplina, para os alunos do 4.º ano, «extensa, com um grau de complexidade considerável» e com um «significativo número» de questões a implicar raciocínio indireto.

Em comunicado, a APM começa por frisar que mantém uma posição contrária à realização de exames no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico, por os considerar desajustados a uma correta avaliação das aprendizagens dos alunos.

«Consideramos que esta prova, estando globalmente de acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico em vigor para estes alunos, apresenta um significativo número de questões cuja resolução exige vários cálculos e raciocínio não diretos, tornando a prova extensa e com um grau de complexidade considerável», defende a APM, no documento, a propósito da prova realizada esta quarta-feira pelos alunos do 4.º ano.

Os professores criticam ainda «o excessivo peso dado ao cálculo», assim como a dificuldade de interpretação do enunciado, «pouco adequado a alunos desta faixa etária», uma vez que se recorre a «uma formalidade de linguagem que, com estes alunos, em regra, não é utilizada». 


Prova - Caderno 1 
             - Caderno 2 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Associação de Professores de Português comentou a Prova.....

Professores de Português dizem que prova do 4.º ano é "equilibrada"
Publicado em 2014-05-19

A Associação de Professores de Português classificou como objetiva e equilibrada a prova final do 4.º ano realizada, segunda-feira de manhã, por milhares de alunos em todo o país. 

"É uma prova equilibrada, que nós achamos que está perfeitamente dentro do nível etário dos alunos", disse à agência Lusa a presidente da Associação de Professores de Português (APP), Edviges Antunes Ferreira.
De acordo com a professora, a prova de Português parece este ano "mais equilibrada" e com o vocabulário "mais próprio para o nível etário dos alunos".
A prova apresenta um texto informativo, tal como no ano passado, de escolha múltipla, mas "mais facilmente percetível".
No ano passado, "quando falava das Berlengas, era um texto um bocadinho complexo. Este está ligado às florestas, em linhas muito gerais", indicou.
"É uma prova equilibrada, que está de acordo com o programa e com as metas. Conseguiu juntar as duas coisas e, portanto esperamos que os resultados sejam satisfatórios", avançou a responsável.
A prova apresentava também um segundo texto narrativo, com perguntas de interpretação - "Uma Semente de Girassol", de Teresa Saavedra.
Segundo Edviges Ferreira, as perguntas de gramática também não apresentavam dúvidas.
"A prova pauta-se essencialmente pela objetividade e equilíbrio. São as duas palavras que usamos para caracterizar a prova: objetividade e equilíbrio", reiterou.

in "Jornal de Noticias "
Prova 2014 - Caderno
                        - Caderno 2

quinta-feira, 8 de maio de 2014

INFORMAÇÕES EXAMES

 Reunião no próximo dia 13 às 20:30 no Centro Escolar da Sé.
Ordem de trabalhos:





- Esclarecimentos/informações sobre exames.
 ...... / ......
Não Esquecer!!!!
O material para o exame de Matemática será disponibilizado, gratuitamente, pelo professor da turma (Prof. Cavaleiro).



Classificação de provas e PROGRESSÃO

— As provas finais de ciclo são classificadas na escala percentual de 0 a 100, arredondada às unidades, sendo a classificação final da prova convertida na escala de 1 a 5 …

CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final a atribuir às disciplinas sujeitas a provas finais dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos é o resultado da média ponderada, com arredondamento às unidades, entre a classificação obtida na avaliação sumativa interna do 3.º período da disciplina e a classificação obtida pelo aluno na prova final, de acordo com a seguinte fórmula:


CF= (7 Cf+ 3 Cp)/10em que:

CF= classificação final da disciplina;

Cf= classificação de frequência no final do 3.º período;

Cp= classificação da prova final.

Prova Final (30%) + Avaliação sumativa interna do 3º período (70%) =classificação final (Nota de conclusão de ciclo)

PROGRESSÃO

O aluno progride e obtêm a menção de Aprovado se:

a) Tiver obtido a classificação final igual ou superior a 3 nas áreas disciplinares de Português e Matemática.

b) Classificação igual ou superior a 3 a Português ou a Matemática e menção satisfatória às áreas de Estudo do Meio e de Expressões.
http://www.gave.min-edu.pt/np3/551.html



INFORMAÇÃO aos srs. Encarregados de Educação sobre o "timing" a seguir relativamente à avaliação interna dos alunos de 4º ano.

 1º - A avaliação interna dos alunos de 4º ano terá de ser conhecida antes da saída dos resultados dos exames;
2º - Assim, a reunião de avalição dos alunos de 4º ano está calendarizada para o dia 4 de junho;
3º - A avaliação interna resultante de vários instrumentos, que passam pela avaliação contínua, aplicação de fichas formativas e sumativas, terá de estar na plataforma do Minsitério da Educação entre os dias 1 e  2 de junho;
4º - Em face do 3º pressuposto, terá de se proceder, na semana anterior, à elaboração dos Registos de Avaliação do 3º período;
5º - Para que pressuposto 4º seja cumprido, o docente terá de ter todos os elementos avaliativos concluídos;
6º - É, deste modo, imperioso que a bem de um processo que se quer transparente, rigoroso, fiável e justo, os elementos avaliativos estejam atempadamente concluídos, porquanto a avaliação e a aprendizagem é contínua, da responsabilidade do professor, competindo ao mesmo adequar e regular os instrumentos pedagógicos, em face da performance da sua turma, do timing com que os conteúdos foram ministrados e as aprendizagens consolidadas. 
7º - A experiência e a prática educativa deve ensinar-nos que devemos desempenhar as nossas funções pedagógicas, no respeito pelo timing que nos é imposto, tendo sempre em atenção a possibilidade de poder usar segundas alternativas avaliativas, ainda no respeito integral das datas impostas, tudo a bem do sucesso escolar do aluno.
8º - Dado que cada professor  tem o seu método, o seu timing de acordo com a massa humana com que trabalha, não é de todo obrigatório que todos tenham que ter iguais procedimentos, pelo que não será de bom senso querer "impor-se" uniformidade de critérios e/ou procedimentos.





Norma 1 (hiperligação)

 Exames  

RESUMO DAS INSTRUÇÕES (Norma 02/JNE/2014)

 MATERIAL ESPECÍFICOAUTORIZADO


Para a realização das provas de exame, os alunos não podem ter junto de si quaisquer suportes escritos não autorizados como, por exemplo, livros, cadernos, ou folhas nem quaisquer sistemas de comunicação móvel como computadores portáteis, aparelhos de vídeo ou áudio, incluindo telemóveis, bips, etc.. 
Os objetos não estritamente necessários para a realização da prova como mochilas, carteiras,estojos, etc.devem ser recolhidos por elementos da escola ou colocados junto à secretária dos professores vigilantes sendo queos equipamentos de comunicação deverão aí ser colocados devidamente desligados.
 IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS

Os alunos não podem prestar provas sem serem portadores do seu cartão de cidadão/bilhete de identidade ou de documento que legalmente o substitua, desde que este apresente fotografia. O cartão de cidadão/bilhete de identidade ou o documento de substituição devem estar em condições que não suscitem quaisquer dúvidas na identificação do aluno.
Para fins de identificação dos alunos não são aceites os recibos de entrega de pedidos de emissão de cartão de cidadão. Os alunos que apresentem este documento são considerados indocumentados.
Os alunos nacionais ou estrangeiros que não disponham de cartão de  cidadão/bilhete de  identidade, emitido pelas autoridades portuguesas, podem, em sua substituição, apresentar título de residência, passaporte...

Os alunos indocumentados podem realizar a prova, devendo um elemento do secretariado de exames elaborar um auto de identificação utilizando para o efeito os Modelos 01/JNE...que é assinado por um elemento do secretariado de exames, pelo aluno e pelo encarregado de educação.

ATRASO NA COMPARÊNCIA DE ALUNOS

O atraso na comparência dos alunos às provas não  pode ultrapassar os 15 minutos,  após a  hora  do início das mesmas. A estes alunos não é concedido nenhum prolongamento especial, pelo que terminam a prova ao mesmo tempo dosrestantes.
Os alunos referidos no número anterior devem, obrigatoriamente, realizar todos os procedimentos de identificação... 



PREENCHIMENTO DO CABEÇALHO DO PAPEL DE PROVA

No cabeçalho das folhas de resposta, o aluno deve escrever:


O seu nome completo, de forma legível e sem abreviaturas;
O número do cartão de cidadão/bilhete de identidade e local de emissão, no caso de ser portador de bilhete de identidade;
Assinatura, conforme o cartão de cidadão/bilhete de identidade;

Exemplo de cabeçalhos das folhas de provas finais do 1.º ciclo do ensino básico, com dois cadernos, cuja resolução é feita no enunciado da prova


Avaliação / Avaliação Sumativa Final/Exames


14 de maio - Ficha de Avaliação  de Estudo do Meio

16 de maio - Avaliação Sumativa Final de Expressões

19 de maio - Prova/Exame de Português

21 de maio - Prova/Exame de Matemática

Aniversários de Maio


DANIEL ALVES 8/05


Que todos os teus sonhos sejam realizados e todos os teus desejos alcançados.