sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Semana da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de Dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
A Biblioteca do Centro Escolar da Sé está a comemorar a semana da "Pessoa com Deficiência", dinamizando várias atividades.
A turma SE5 participou hoje, dia 30 de novembro, nas atividades assistindo e participando na dramatização da história "Orelhas de Borboleta" de Luisa Aguillar.

Relembra a história, visionando o vídeo.
  Esta magnífica obra  da autora Luisa Aguilar, ilustrada por André Neves e traduzida por Elisabete Ramos, dirige-se especialmente aos que são apontados pelos outros. A "(...) mensagem que este conto transmite  é que convertam em positivo tudo aquilo que para outros é motivo de gozo, pois devem valorizar-se as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos." 
      "Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto, transportando o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para Mara é uma vantagem de que os outros carecem."

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Os alunos da SE5, do Centro Escolar da Sé, no âmbito do programa curricular de Estudo do Meio - O passado do meio local/História local/Património histórico local - realizaram um visita de estudo ao museu militar de Bragança, instalado na Torre de Menagem do castelo desta cidade. O Museu ocupa todo o espaço interior da Torre de Menagem, que é constituído, além do terraço e da cripta, por 4 pisos.
Do acervo exposto, de elevado valor histórico-cultural, não só em termos de antiguidade, mas também de riqueza patrimonial, destaca-se o relacionado com as Unidades Militares que estiveram aquarteladas nesta cidade e a evolução do armamento ligeiro desde o Sec. XII até à I Grande Guerra Mundial (1914-1918).
Os alunos da turma SE5, respetivos professores e professoras estagiárias agradecem a disponibilidade da instituição, nomedamente do seu diretor o Major Paulo Rodrigues que gentil e sabiamente guiou a visita de estudo.
Os alunos tiveram também oportunidade de ver a Torre da Princesa, o pelourinho, a domus e a igreja de Stª Maria.


* Ver fotos no menu "Atividades-Registos/Fotos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Concurso Cartões de Natal


A Biblioteca do Centro Escolar da Sé está a organizar um concurso de cartões de Natal, cujo trabalho vencedor será o cartão de boas-festas  da biblioteca.
Objectivos:

Desenvolver a criatividade, premiar e divulgar o gosto pelo desenho e pintura.




Regulamento:

Destinatários do Concurso

O concurso destina-se a todos os alunos do Centro Escolar da Sé.

Temáticas dos desenhos

A temática dos desenhos é sobre o Natal.

Cada participante poderá apresentar um máximo de 2 desenhos.

Requisitos

Os trabalhos a concurso devem obedecer aos seguintes requisitos:

1. Cada desenho deve ter, obrigatoriamente, uma mensagem de Natal e não pode ter a identificação do seu autor.

2. No acto da entrega, será preenchida uma ficha de inscrição a fornecer pela Biblioteca Escolar onde constará a identificação do(a) participante (nome, idade e ano de escolaridade). Esta ficha será colocada pelas professoras da BE dentro de um envelope.

Júri do Concurso

O júri de selecção será composto por:

Um elemento da Direcção do Agrupamento
Um professor da escola
Um elemento da Equipa da BE

As decisões do Júri são soberanas, não sendo admitido qualquer tipo de recurso.

Calendarização

O concurso desenrola-se em três fases:

1ª - promoção do concurso na escola até 28 de novembro.

2ª – recepção dos desenhos na BE até 7 de dezembro.

3ª – apreciação dos desenhos pelo júri até 11 de dezembro

Prémios


Será atribuído um livro ao autor do melhor desenho.

O trabalho vencedor será o cartão de boas festas da biblioteca;
Serão divulgados os 10 melhores trabalhos.

O júri poderá também atribuir menções honrosas e prémios de participação.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Os alunos da SE5 foram ao teatro...

Os Trabalhos de Hércules


Hoje os alunos da SE5 foram ao Teatro Municipal ver o espetáculo de marionetes.

  Síntese da história
 
Zampano, o dono de um teatro de saltimbancos, ficou sem atores e precisa de encontrar com urgência dois substitutos para interpretarem as personagens principais do espetáculo “Os Trabalhos de Hércules”. Põe um anúncio e aparecem dois candidatos inexperientes, que, à falta de melhor, são aceites pelo dono do teatro.
Seguem-se os ensaios de diferentes partes da história. Percebem-se as limitações do teatro e dos atores, obrigando a improvisos estranhos e a peripécias atribuladas…

segunda-feira, 5 de novembro de 2012